quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sobre a Doação de Medula Óssea

Bom dia, boa tarde, boa noite.

Eu vim aqui falar de um assunto muito sério, sobre minha irmã a Marcella que é a patroinha minha nesse Blog lindo. Essa menina linda e maravilhosa, de coração enorme, que eu amo como se fosse minha irmã gêmea mesmo, tá precisando da nossa ajuda.

Pra quem não sabe a @Marcella_be, está com uma doença no sangue chamada Mielodisplasia e a única forma de tratamento é o transplante de medula óssea.


O transplante não é uma coisa muito difícil de se fazer, mas o problema é a dificuldade em se encontrar um doador compatível. A probabilidade de se achar um doador compatível é de 1 em 100 mil.

Para que possa ser encontrado um doador compatível com alguém que esteja esperando na fila, foi criado o REDOME -Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Esse registro é feito da seguinte maneira:

  • O possível doador retira 10ml de sangue em um dos postos de coleta, que será usado para a análise da medula dessa pessoa e então a pessoa é cadastrada no banco do REDOME.
  • Se esse doador for compatível com alguém que já esteja na fila de espera ou alguém que possa vir a necessitar da medula desse doador, ele é contactado para fazer a retirada de 10% da medula para o transplante. Essa quantidade é recuperada em 15 dias e não fará falta ao doador, mas salvará a vida de uma pessoa.
O transplante pode salvar a vida de alguém com Leucemia, com Anemia Falciforme e outras doenças do sangue.

Mais detalhes sobre o procedimento no site da Abrale - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia.

Ao fazer o teste de compatibilidade EM QUALQUER LUGAR DO PAÍS (endereços aqui) preencher o campo Receptor Primário com o nome de Marcella Eduarda Berkendorf.

Para fazer o teste de compatibilidade em São Paulo:

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Rua Marquês de Itu, 579
Vila Buarque – São Paulo-SP
CEP: 01221-001
Telefone: (11) 2176-7000 / 0800-167-055

Para fazer o teste em outras cidades e estados, procure o REDOME ou Hemocentro mais próximo.Veja os endereços aqui.

Podem copiar o post a vontade, coloquem nos seus blogs, divulguem nas redes sociais. Você pode ajudar a salvar a vida da Marcella ou de outro dos milhares de pacientes na fila de espera.


Obrigado =)

PS: To copiando esse post lá do Wayshiriu, que estão dando a maior força e divulgando a campanha #doemedula. 

Um comentário:

  1. Só pq é pra Marcella, quarta feira faço os procedimentos lá na Santa Casa

    ResponderExcluir